Nômade Digital
Patricia Figueira Fotografia e o mundo

Fotógrafa: Patricia Figueira

PT

Patricia Figueira é uma das fotógrafas de casamento mais conhecidas e de maior prestígio do Brasil. Porém, ainda mais importante, é uma pessoa muito divertida.

Durante as sessões de fotos, noivas, noivos, ou quem quer que esteja diante de suas lentes, sempre relaxam e se divertem. Ela é incansável na arte de deixar as pessoas à vontade e assegurar que estejam curtindo a experiência. É o tipo de pessoa que adora gente e que consegue se relacionar tão bem com todo mundo e ser tão querida, que a gente fica até se perguntando como ela consegue fazer isso de forma tão natural.

Mas, não se engane com seu modo descontraído. Embora ela realmente seja uma simpatia de pessoa, descontrair é uma de suas estratégias. Sua natureza é perfeccionista. Patricia nunca está satisfeita e sempre dá o melhor de si para se superar em cada evento. Ela sabe que pessoas relaxadas e descontraídas rendem as melhores fotos. Por isso faz tudo que pode (e que não pode) para que todos se sintam à vontade, enquanto ela própria está sempre concentrada em fazer as melhores fotos possíveis.

O processo de tratamento de fotos de Patricia é insuperável. Ela edita cada foto pessoalmente prestando atenção em cada detalhe. É um processo longo e trabalhoso, do qual o único resultado que ela aceita é o mais próximo da perfeição possível. Pode até não ser rápido, mas o que se obtém é sempre impressionante. E quando chega a hora de criar o álbum, as fotos escolhidas para ele são tratadas mais uma vez, só que com um nível ainda maior de detalhe e perfeccionismo, que gera fotos impressionantes. Um equilíbrio perfeito onde as imagens ficam naturais e lindas e, ainda assim, parecem nunca ter sido tratadas.

Sua carreira de fotógrafa começou na charmosa cidade do Rio de Janeiro e depois se expandiu internacionalmente, quando ela se tornou uma andarilha permanente. A maioria das pessoas tem uma casa. Patrícia não! Ela só tem uma mala pequenina e uma mochila. O suficiente para carregar algumas roupas, seu notebook e suas câmeras. E é com isso que ela viaja ao redor do mundo em tempo integral, voltando ao Rio de Janeiro apenas uns três ou quatro meses por ano para fotografar casamentos no Brasil. O restante do tempo ela passa trabalhando em outras partes do mundo, ou simplesmente treinando seu olhar em outros destinos. Um tipo de treino que apenas a diversidade do mundo inteiro é capaz de proporcionar.

O talento de Patricia para extrair as melhores expressões das pessoas que fotografa é indiscutível, assim como é incomparável sua capacidade de deixá-las à vontade. Tudo isso aliado à sua incrível habilidade fotográfica gera imagens absolutamente lindas e inesquecíveis. Ela é uma artista rara e uma das melhores fotógrafas de sua geração.

EN

Patricia Figueira is one the most prestigious and well known Brazilian wedding photographers. But, most importantly, she’s incredibly fun!

During the shooting sessions, brides, grooms, or whoever happens to be in front of her lenses are always having fun and relaxing, because she’s tireless at making people feel at easy and enjoy the experience. She’s that kind of person that loves people so much and can connect with them so well that you keep asking: how can she do that?

But don’t be fooled by her relaxed ways. It’s all part of her perfectionist nature. Patricia is never satisfied and she works hard to excel her utmost standards in every shooting session. She knows the best pictures come from relaxed people. So she tries as much as possible to make them feel well while she herself is always focusing in taking just the best pictures imaginable.

Patricia’s picture editing workflow is just unbeatable. She deals with each and every picture herself with absolute attention to detail. It’s a time consuming process where the only result she accepts is the closest to perfection she can get. It might not be fast, but it’s definitely astonishing every time. And when the time comes to create the album, the pictures that make it to the album are edited once more, with a level of fine tuning that is mind blowing. A perfect balance where everything looks just natural and gorgeous, and yet looks as if they’ve never been edited at all.

Her career as a photographer began in charming Rio de Janeiro and later expanded internationally as she became a permanent world traveler. Most people have a home. She doesn’t. Patricia has a small suitcase and a backpack. Just enough to carry some clothes, her notebook and cameras. With that, she keeps traveling around the world most of her time and comes back to Rio de Janeiro for about three months every year to shoot weddings in Brazil. The rest of the time, she’s working elsewhere in the world, or just training her eyes. A kind of training that only the diversity of the whole world can provide.

Patricia’s indisputable talent to extract the best expressions from people and to make them feel comfortable, together with her amazing photography skills generate pictures that are absolutely beautiful and unforgettable. She’s a rare artist and one of the best photographers of her generation.

Quem adorou

Eu só queria deixar registrada a minha admiração pelo seu trabalho.

Desde que descobri seu site, por acaso, não consigo parar de visitar. Entro, religiosamente, todos os dias e fico a admirar praticamente tudo! As noivas, os vestidos, maquiagens, acessórios, lugares e principalmente vc. Sua ótica, como fotógrafa, é especial... muito especial!!! Eu devo dizer que você não é uma fotógrafa comum. Definitivamente, não! E eu nem falo pelos equipamentos modernos e sofisticados que vc, com certeza, usa. Mas falo do modo como vê as coisas, da forma como tira foto, do seu estilo. Eu adoraria ser fotografada por vc, como gostaria... Gostaria de ter uma foto maravilhosa que tirou dos noivos abraçados... a foto foi tirada por cima dos noivos e mostrava, do alto, a união dos noivos. Linda... simplesmente linda!!! Acho que por ser mulher, no seu trabalho, te confere uma sensibilidade típica da sua profissão e que certamente tem feito toda a diferença. Não só pra nortear a escolha dos seus clientes, mas pra guardar na memória e nos arquivos, momentos tão importantes e tão únicos pra quem os vive.

Sabrina, Brasília DF

Querida, tô passando pra ver suas fotos, já vi várias no orkut, sempre te achei a melhor!!! E agora vendo pela 1ª vez seu site, só me faz ter a confirmação. Vc fotografa emoção, consegue revelar nas suas imagens o indescritível! É lindo! Infelizmente não poderei ter vc no meu casamento, tvz seja essa minha única frustração, mas o mundo dá mtas voltas, quem sabe na renovação dos votos? De qq forma, lhe desejo vida longa no seu trabalho, que vale ouro. Parabéns e felicidades!

Aline Gomes

Oi Pati,

sem palavras para descrever as fotos. Cada foto me transmite uma emoção e uma lembrança diferente daquele dia. Um delícia...

Você sabe que as fotos foram o primeiro serviço a ser contratado e que a data do nosso casamento foi marcada em função da sua agenda? Na verdade antes de ser noiva você já tinha sido escolhida para ser a fotografa do meu casamento, pois no dia em que eu te liguei para trocar umas idéias sobre fotografia e você me atendeu com tanta simpatia e sinceridade eu não tive mais escolha. Eu me "apaixonei" por você!

Obrigada por transformar as memórias do dia mais feliz da minha vida em imagens tão significativas!

Camilla Mello

Queria agradecer muito a você...nossa que fotosss!!!!!!!!!

Adorei tudo mesmo!!!! Pena que meu casório acabou cedo, mas fico muito feliz mesmo com o seu trabalho, a sua alegria e lógico com o seu enorme talento para as noivas, nossos casamentos e nossas mil e uma fotografias!!

Agradeço muito!!! Muito mesmo!!! Antes eu já olhava as fotos das outras noivas 1 milhão de vezes no site...agora as minhas....estou a todo tempo admirando...e lembrando de cada momento de um dia tão especial...

Desejo que você e sua equipe possam continuar executando um excelente trabalho. Deus as abençoe muito!

Bruna Fontes

Já ouvi muita gente solteira dizer que gostaria de casar e pessoas casadas falarem que gostariam de casar de novo por culpa única e exclusiva sua. Só para terem o privilégio que eu tive! Ter uma Patfig no casamento é tudo de bom. Vc confere um olhar todo especial a este momento único da vida!!! Felicidades imensas pra vc! Beijos.

Ana

Não me contive e te escrevo para dar os parabéns por vários motivos:

Até um tempo atras, eu ia juntando no computador fotos dos casamentos em geral no qual ia selecionando cliks e poses que eu acho importante e que não podem faltar. Tenho uma pasta que se chama "Fotos legais" aonde fui "colecionando" fotos de vario fotógrafos, sites, etc. Estava numa fissura que eu tinha que juntar o máximo de informações possível para que no dia do casamento o fotógrafo pudesse ter uma idéia mental do que eu queria. Vendo muitas e muitas fotos das sua festas cheguei a conclusão de que com vc não é preciso montar uma biblioteca de imagens, tudo sai muito perfeito. Eu namoro muito as fotos que vc faz e na minha biblioteca tem MUITA foto do seu site.

Continuo acompanhando o seu trabalho e sonhando junto com as suas fotos, vc esta de parabéns pelo sucesso!

Renata Pinto

Te adoro não só como profissional, mas como ser humano!

Impressionante como me surpreendo com vc...sua capacidade de contornar as situações, de fazer tdo ficar mais humano...e passível de emoções, acertos, erros, realidade, carinho, detalhes...

Isso foi meu casamento...um sonho muito perfeito que virou realidade.

Seu cliques perfeitos e delicados captaram o que de melhor sentimos naquele dia...muito amor!

Obrigada por registrar nosso casamento com tanta emoção...e fazer tdo tão especial!

Aline Madeira

Meu deus q fotos são aquelas no blog...to ate emocionada, vc eh um espetáculo, tão glamurosa qto minha amiga, q essa jah sou fã d carteirinha......tive q me apaixonar d vez, né?!

Olha parabéns, vc é simplesmente uma profissional estupenda, maravilhosa, estamos encantados, parabéns....É d emocionar!!!!

mtos beijos p vc!!!!

Rafaela, madrinha da Aline

Essa é a fotógrafa que conquista antes das fotos chegarem!

Não tinha ideia de como é importante o carisma e bom senso da fotógrafa, principalmente após a cerimônia, quando os padrinhos querem mesmo é ir pra festa...

Patricia tornou todas as sessões uma grande brincadeira, e recebeu elogios dos convidados ainda na festa!

E quando as fotos chegaram... as expectativas, que já eram grandes, foram em muito superadas!

Além do bom humor e profissionalismo, seu trabalho é maravilhoso!

Obrigado

Ana e João

To vendo as fotos e amandooooo!!!
Perfeitasssss demaissss!!!
A menina arrebentaaaaaaaa!!!
a FOTÓGRAFA que manda na fotografia!!!
Gostei de te conhecer, do seu trabalho, das fotos ... ai de tdo!!!
Você é mto especial
Q Jesus continue te abençoando sempre!!!
Bjaoooo

Elisa Kayat

Caraca, Pat
Muitoooo lindooooo!!! Perfeito!!! Estou emocionada!!!
Nossa.... meu pai foi à cidade hj e trouxe pra mim ....
Estou muito feliz.... Muito obrigada, Pat, Vc é demaissssssssssssssssssssssssssss
Obrigada. É o album mais lindo que ja vi na vidaaaaaaaaaaa.

Michele

Patricia, vc m surpreendeu!!!!!!
Q trabalho fashion, elegantérrimo!!!!!
Parabéns!!!
Minha priminha adorada, foi muuito feliz de tê-la como fotógrafa!!!!!
Bjks, e vlw!!!!!

Rosane Amora

Quando cheguei no trabalho... a minha fotógrafa tinha mandado as fotos do casamento. As ‘oficiais’. E eu tô aqui (...) surtando com as fotos.

Já vi todas... Revi. Já chorei. Já morri de rir. Passou um filme na minha cabeça. Enfim...

Cara... eu tive um casamento F*** mesmo. Mas a minha fotógrafa... é f*** por demais. Tem umas fotos que nem parece eu!

Já me perguntaram que estilo é esse de foto. É fotojornalismo. Eu prefiro... prefiro ‘clicks espontâneos’. É claro que tem as fotos posadas. São tradicionais. Mas as mais bonitas... são as naturais.

Bruneca Dantas

Lindo tudo
Noivos lindos
Pais também
Figurinos à altura
Alegria contagiante
Fotografias revelando tudo isso de forma nua e crua
Nada a esconder
Nem a forjar
Tudo como foi
Essa é a melhor foto
O registro
Apenas
Isso é o tudo
E, se assim não foi,
Essa é a sensação que deixou
E é isso o que importa.

Marcia Maranhão De Conti

Fiquei bem impressionado com o seu trabalho.

A gente pode notar (como em poucos aqui do Rio) o comprometimento que você tem com o registro do momento. Mas além do simples registro, agregando informação, estética e, principalmente, emoção. Realmente muito leve como você mesma se define no site.

Pelo jeito temos olhares e ideais fotográficos em comum...

Klacius Ank, fotógrafo

Olá, querida fotógrafa Pati!

Agradecemos a você o álbum maravilhoso do nosso casamento!!! Você nos deixa à vontade e registra cada momento, tornando tudo mágico! Isso se reflete quando folheamos nosso álbum e ficamos emocionados com o belo trabalho! Os mini-álbuns são um sucesso, todos adoram! Não podemos deixar de elogiar a Karen, que também é dez!!! Parabéns e muito sucesso pq talento você tem de sobra! Com carinho,

Maíla e Nando

Mais um comentário que dispensa palavras para elogiar o trabalho desta mulher.

Cada foto é sempre uma linda surpresa.

Paulinha e Bruno já são lindos por natureza, o bouquet estava um sonho, o vestido mais ainda... Realmente o dia foi prefeito. As fotos revelam cada ângulo destes momentos.

Adorei fazer parte deste dia!!!

Bia Fajardo

Pati, que presente de Natal maravilhoso!!!!! Eu e Xande acordamos e vimos as fotos! Chorei feito doida pra variar!

Não preciso dizer o quanto sou grata por todo carinho, nem que seu trabalho é único!

Ficaram lindas! :) Mas eu já sabia disso antes de vê-las! Que Deus abençoe seu dom! Sua família e tudo o mais.

Um beijo mega! Com muito carinho.

Danielle Duarte

Patiiiiiiiiiiiii,

Caraca, nada do que eu escrever aqui vai poder descrever como fiquei feliz por você ser a nossa fotógrafa!

Vc foi nota 1000! Desde a parte do making of (pq sinceramente estava histérica antes de você chegar) até o final. Divertidíssima e super profissional. Tudo de bom!

Beijão e muito sucesso pra você que é um ser humano inacreditavelmente maravilhoso!!!

Priscila

A Pati veio ao mundo com uma missão especial: deixar eternizado o momento mais inesquecível de nossas vidas. E o pior: faz muuuito bem feito!

Além disso mostra que trabalha com amor, deixa excelente impressão entre os convidados, curte a festa, dança, ri, se emociona.

Faz pra gente um álbum lindo, invejável. E de quebra se torna uma amiga e tanto.

Pati: você me deu o maior e melhor registro do nosso casamento. Sou sua fã! É disparada a melhor!

Parabéns!

Juliana Pamplona

Patrícia, estou no Sul e feliz!

Sem noção minha alegria ao ver as fotos... cheguei a chorar... coisa que não fiz nem no dia do casório...

Lindo lindo lindo!!!

E não esqueço do que vc fez por mim no dia do meu casamento. Vc foi muito mais que fotógrafa, foi amiga, irmã e companheira.

Vc é 10.000.000!!!! O André se amarrou em vc tb.

Bianca Sardina

O meu maior acerto do casamento... foi sem dúvida a fotógrafa!!!

Além de ser a lembrança registrada desse momento tão lindo, a Pati tem a magia de tornar as fotos tão reais... que revivo tudo novamente.

Seus registros conseguem contar a história do casamento. Simplesmente perfeita!!!

Obrigada pelo carinho e por fazer parte desse momento tão especial e único de nossas vidas!

Carla e Marcelo

Pati,

Você é simplesmente perfeita, não existe fotografia igual!!!

Sem vc o casamento não seria o mesmo e os momentos não estariam tão bem registrados.

Bjs querida, muito obrigada pelo seu enorme carinho!

Fabiana e Marco Tulio

Sou a irmã da noiva e fiquei encantada com o trabalho da Patricia. Além de ser uma pessoa agradável de se ter por perto.

Espero que Deus continue a abençoar a sua vida e que a cada dia Ele esteja confirmando os Seus propósitos para a sua vida.

Parabéns e sucesso!!!

Carla Decotelli

Lindinha,

Mais uma vez quero deixar meu agradecimento explícito e também minha admiração por vc e pelo seu trabalho...

Obrigada por tudo!! Um grande beijo e muito sucesso pra vc!!

Aline Monteiro

Simplesmente incrível!

Paty, muito mais que uma fotógrafa, se tornou nossa amiga e inesquecível em nossas vidas.

Fez de um grande sonho, imagens reais que tornam este sonhar ainda mais gostoso de recordar.

Com uma incrível e absoluta sensibilidade nos fez as irmãs mais realizadas.

Capturando cada um dos nossos momentos e o mais íntimo de nossas emoções.

Muito obrigada pelo seu carinho e por demonstrar de maneira tão sublime esta sensibilidade. Muitos beijinhos,

Rachel Monteiro

Magníficas fotos! Sensibilidade igual... nunca vi! Arrasou! Bjs!

Letícia Vinhas, fotógrafa

Patríciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Vc é td de bom! Isso não era novidade, mas o que é bom deve ser dito mesmo!

Muito obrigada por me preservar de maneira tão especial a memória do nosso casamento! Deus continue abençoando sua vida, seu dom, seu trabalho!

Caroline e Maurício

Muito obrigada por um trabalho tão lindo e cheio de poesia.

Não me canso de olhar estas fotos e me lembrar de um dia tão especial para mim, ainda mais agora que estou tão longe.

Beijos e saudade,

Dani e Blake

No dia eu fiquei nervosa, com a mão fria e senti vontade de chorar em poucos momentos... agora, vendo as fotos, eu estou com os olhos cheios d’água... de forma constante. Muito diferente. Muito bom.

Cada vez que revejo as fotos me emociono, cada mail que recebo falando do amor que viram nos nossos olhos durante o casamento me faz ter certeza de que escolhi a pessoa certa para tornar eternos esses momentos.

Karen e Daniel

Obrigada por ter registrado com tamanha beleza, um dos momentos mais emocionantes das nossas vidas.

Miriam, mãe da noiva Karen

Mais uma vez você está de parabéns! Do meu ponto de vista, o seu trabalho tem sido cada vez melhor!

Capacidade, vibração, emoção fazem com que seu trabalho mostre sua alma. Adoro trabalhar com você!!!

Bernadete Proetti, maquiadora

Não tenho mais palavras para agradecer tudo que fez!!

O álbum ficou lindo demais!! Você é realmente uma pessoa e profissional nota 1000. Obrigada por tudo.

Rosa e Leo

As fotos ficaram simplesmente maravilhosas! Você conseguiu passar a emoção do casamento! É como se eu tivesse lá outra vez! Demais!!!

Seu trabalho é incrível!! Parabéns!

Ju Lins e Marcelo

Realmente, a Ju Lins tem razão, vivi novamente as emoções do casamento ao ver as fotos, na seqüência. Não consigo fazer outra coisa desde ontem...

Amei tudo, até o que não gosto em mim ficou bonito!

Agora sou sua fã de carteirinha, ou melhor, de comunidade...

Rafaela e Hugo

Sem palavras para elogiar o seu trabalho e estilo de fotografar. Estou mais uma vez encantada com as suas fotos e feliz por você ter feito o casamento de um casal tão especial para mim! Você é um encanto de pessoa e uma profissional que indico de olhos fechados. Mais uma vez parabéns!

Bia Fajardo

Fiz a escolha certa, você é perfeita, ótima profissional, deixa a noiva bem à vontade e tranqüila, dá “suporte” o tempo todo, é carinhosa, atenciosa.

Tem um astral maravilhoso, super integrada com a sintonia da festa! Foi fantástica!

Depois do noivo, foi a segunda melhor escolha que fiz para o meu casamento!!

Andrea Amorim

Simplesmente amei as fotos. Fiquei emocionada de verdade. Você conseguiu captar tudo de um modo impressionante. Revivi cada momento vendo as fotos.

Parabéns pelo seu trabalho, vc tem um talento impressionante.

Vanessa Murta

Querida amiga, querida fotógrafa (aliás, grande fotógrafa).

O que dizer de tão belo trabalho? Estamos emocionados! Está belissimo, muito obrigado!

Fausto e Valéria

Você registrou de maneira sublime todos os nossos sentimentos e momentos nesse dia tão especial. Fico muito feliz e grata por saber que essa “história” será contada e relembrada aos meus futuros filhos, sobrinhos, amigos da forma mais bonita e rica!

Obrigada por tudo,

Alê e Gus

É bom demais poder sentir novamente toda a emoção do nosso casamento através dessas fotos!

Você conseguiu retratar todas elas com sua grande sensibilidade. Vimos a nossa festa por outro ângulo e ficamos ainda mais apaixonados um pelo outro. Obrigados por tudo mais uma vez!!!

Luciana e Marcelo

Amo minhas fotos!!!! Meu casamento não poderia ser melhor lembrado do que através das fotos dessa grande fotógrafa!

Cris e Joe