Fomos duas vezes a Batumi, uma cidade encantadora à beira-mar na Geórgia, vizinha da Rússia. Em ambas as ocasiões, passamos quatro meses lá.
A primeira vez foi um momento marcante: chegamos poucos meses antes do início da pandemia em 2020 e percebemos que poderíamos ficar “presos” na Europa se não agíssemos rápido para voltar ao Brasil. Voltar ao Brasil era nossa prioridade naquele momento.
Nossa volta ao Brasil foi uma verdadeira saga de cinco dias, com um pernoite literalmente na rua, no frio, esperando o ônibus para chegar em Paris e pegar o voo para o Brasil, tentando escapar das incertezas que estavam se formando.
Era como se estivéssemos correndo para não perder a prova do Enem, entrando quase no último minuto antes dos portões se fecharem! Após quatro meses na Geórgia, conseguimos voltar ao Brasil em março de 2020.
Quando o mundo começou a reabrir, retornamos a Batumi em novembro de 2022 e ficamos por mais quatro meses. A cidade estava vibrante, cheia de russos que buscavam um refúgio diante da situação que todos conhecemos.
Como estudante de russo, aproveitei essa oportunidade para praticar a língua que tanto me encanta. O povo georgiano também fala russo de um modo geral, e os jovens já dominam o inglês, mas eu realmente adorei ter essa chance de praticar meu russo.
A cada saída de casa, capturava momentos e criei um vídeo autoral que retrata nossos meses nesse país fascinante, repleto de comidas incríveis e paisagens deslumbrantes.
Dê uma olhada no vídeo e me diga: não dá vontade de embarcar pra lá também?